sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eddie Van Halen (Van Halen)


É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amsterdã até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia, Estados Unidos.

Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.

História
No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado junto ao irmão, Eddie. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando. Eddie Van Halen é considerado um dos melhores guitarristas que o mundo já se conheceu, sua rapidez e criativade chamaram atenção do mundo logo no seu primeiro disco Van Halen, com a faixa Eruption. Dizem que Eddie aumentava a potência de seus amplificadores a cada show, usando o máximo de força que seus amplificadores podem agüentar, hoje isso não é mais freqüente. Criador e popularizador de muitas técnicas, este Guitar Hero tem influenciado milhares e milhares de guitarristas há mais de duas décadas, popularizando assim, a técnica do tapping.

Eddie Van Halen costuma fazer pontas em filmes e seriados. Talvez a mais memoravel aparição dele tenha sido no primeiro filme de RoboCop, onde viveu Keva Rosenberg, um cidadão comun que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um reporter.

Banda
Eddie é guitarrista e tecladista da banda que possui seu sobrenome (Van Halen); Foi convidado pelo Michael Jackson a gravar o solo da música "Beat It", do álbum Thriller, junto com o guitarrista Steve Lukather (Toto) que também participou da mesma música. Eddie é considerado um dos melhores guitarristas vivos.

Equipamento

A guitarra de Eddie Van Halen "Frankenstrat"Guitarras Kramer Frankestein construídas por ele mesmo Corpo em Alder ou basswood (dependendo de cada modelo, Braço em Maple, Captadores DiMarzio PAF,Ponte Floyd Rose, Amplificadores Marshall Superlead Plexi "envenenados", Pedais MXR Chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phase 90.

Depois de um tempo criou em parceria com a Music Man as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as guitarra EVH wolfgang, com captadors DiMarzio Custom Made.

Amplificadores a Peavey lançou o modelo 5150, depois o 5150 II.

Atualmente a Fender criou uma réplica exata da frankestein, chamada por Eddie de My Baby, além de ainda existirem os modelos Charvel EVH. Eddie usa as EVH Wolfgang criadas por sua propria fabrica agora em 2009 e o amplificador EVH 5150 III.

Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas,e diversos modos como jônio, dórico, eólio, mixólidio e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.

Hoje em dia a banda Van Halen volta aos palcos de volta com David Lee Roth nos vocais e o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen no baixo. Isso é bom para Eddie pois há um tempo ele passou por processos de reabilitação por alcoolismo e muitas drogas , o que pode ser visto nos shows com as atitudes dele , coisas que nunca aconteciam na turnê de Live Without A Net em 1986. Dois exemplos de sua mudança de comportamento foram quando no fim de um show em Tampa EUA em 2008 ele "arremessou" um cabeçote de seu amplificador ao público e outra coisa foi quando ele começou a xingar em seu microfone um fã que nao estava gostando do show e inclusive ele fez gestos para tal fã. isso pode ser visto no you tube digitando-se: Eddie Van Halen throws speaker at sound man 11-3-07 part2

Seu primeiro instrumento foi construído por ele mesmo. Foi a Frankenstrat, uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e um braço mapple. Sua primeira pintura foi ser inteira branca com listras pretas, isso em 1972. em 1974 Eddie percebeu que haviam muitas guitarras com pinturas parecidas , entao pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente." Entao Eddie pensou e chegou a conclusao de que a idéia era pintá-la inteira de vermelho com listras brancas e pretas. O corpo da guitarra custou-lhe uns 80 dólares na época e era usado, e o braço uns 50 dólares. Com os captadores ele nao teve dúvidas , usou um captador de uma Gibson Flying V, entao eis a Frankstrat. Hoje a Fender Musical Instruments Corporation juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, mas com todos os detalhes. Entao Eddie aceitou e foram ao trabalho. 2 anos se passaram e terminaram. Estava perfeita em cada detalhe como lascas dos cantos , riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador "neck pickup" que nao funciona. Existem somente 300 dela no mundo. E uma dessas custa em torno de 50 mil reais.

Randy Rhoads (Ozzy Osbourne)



Randall William Rhoads nasceu em 6 de dezembro de 1956 em Santa Mônica, Califórnia. Ele era o mais novo em uma família na qual se respirava música. Sua mãe, Delores, tinha uma escola de música de sucesso. Kelle, seu irmão, era baterista e cantor. Kathy, sua irmã, tocava violão. Seu pai, que deixou a família quando Randy tinha apenas dezessete meses de vida, era professor de música em escolas públicas.

O primeiro instrumento de Rhoads foi um antigo violão Gibson, herança de seu avô. Com sete anos de idade ele ganhou sua primeira guitarra: uma Harmony semi-acústica. Mais tarde, seu irmão levou-o a um concerto de Alice Cooper, e logo Randy percebeu o que queria em sua vida: ser guitarrista de rock.
Aos treze anos ele formou pequenas bandas e, aos quinze, começou a dar aulas na escola de sua mãe, tornando-se um professor muito requisitado. A carreira de Rhoads decolou em 1973, quando ele entrou no Quiet Riot. Seu carisma e talento na guitarra garantiram-lhe uma legião de fãs locais. Nessa época ele começou a usar sua Flying V com acabamento de bolinhas, construída por Karl Sandoval. Ele também tocava muito sua Gibson Les Paul 1964 cor creme.

O guitarrista participou dos dois primeiros álbuns da banda: Quiet Riot I e Quiet Riot II. Ozzy Osbourne começou a realizar testes em Los Angeles para encontrar um guitarrista para sua banda. Ele procurava alguém com estilo único e estava tendo muitas dificuldades para encontrá-lo. Ozzy ouviu diversos músicos e já estava sem esperanças de achar o guitarrista certo quando resolveu dar chance a um último músico. Rhoads estava relutante em fazer o teste, mas mesmo assim dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento. Apenas começou a afinar a guitarra e Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa, com o tal do estilo próprio.

Randy gravou os dois primeiros discos de Ozzy, Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981, e apesar da bem sucedida carreira, tinha idéias de deixar o grupo e dedicar-se à ter aulas de música erudita e a lecionar. Joe Holmes, guitarrista que tocou com Ozzy na turnê do álbum Ozzmosis de 1995 foi um de seus alunos.

Em 19/03/1982, Randy Rhoads, guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, com passagem pelo Quiet Riot, morre aos 25 anos quando o avião em que viajava chocou-se ainda no solo com um hangar. No dia anterior, a banda de Ozzy tocava no Civic Coliseum em Knoxville, Tennessee (EUA) e dali iriam para Orlando (Florida) tocar no "Rock Super Bowl XIV" com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO. A caminho de Orlando passaram pela casa do motorista do ônibus, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur (Florida) em Flying Baron Estares. O lugar consistia de três casas, um galpão para avião e uma pista de pouso, cujo dono era Jerry Calhoun. Andrew Aycock precisava de umas peças sobressalentes e pensou em parar ali. Andrew Aycock, que tinha dirigido a noite toda desde Knoxville, e era piloto, talvez para ser gentil, pegou o avião sem permissão e levou o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de Andrew tinha expirado, portanto sua licença para voar não era válida. Perto das 9 horas, Andrew deixou os dois passageiros e convidou Randy Rhoads e Rachel Youngblood (fazia as maquiagens) para dar umas voltas. O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o ônibus, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a ex-esposa dele entrou no ônibus, ele vôou na direção do mesmo. Passaram três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo. Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, achavam que se tratava de um acidente na estrada. Wanda Aycock e Don Airey, atônitos, tinham testemunhado tudo. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa e salvou um homem que estava em chamas, mas infelizmente Randy estava morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores devolveram os ingressos.